quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Sagrada Índia

Por Rosana dos Santos




Índia é um rico patrimônio espiritual e religioso. O Hinduísmo, principal religião do país, é praticado por mais de 80% da população (700 milhões de pessoas). E juntamente com o Budismo, Janaísmo e Zoroastrismo, é uma das religiões mais antigas desde 1000 anos a.C.
Abaixo, um breve apanhado das principais religiões praticadas na Índia:



Hinduísmo
Em essência, todos os Hindus acreditam em Bhaman, “o único sem um segundo”.
Brahman é eterno, infinito, tudo que existe emana e retorna a Brahman. Logo, todos os deuses e deusas são meramente manifestações.
Basicamente, os hindus crêem em reencarnação, karma (ação ou conduta), dharma (apropriado comportamento para um estado de vida) e no sistema de castas.
Além disso, eles crêem que a vida na terra é cíclica; nasceremos de novo e de novo (processo chamado Samsara) e a qualidade destes renascimentos depende do seu karma, conduta na vida passada.

Islamismo


Mais de 11% da população Indiana é muçulmana e isso faz com que a Índia seja o segundo país com o maior número de mulçumanos do mundo. O Islamismo foi introduzido no Norte do país por invasores (durante o século XVI, o império Mongol controlou a maior parte do Norte da Índia) e no Sul do país pelos mercadores Árabes. Tal religião foi fundada na Arábia pelo profeta Mohammed no século VII. O Islamismo é monoteísta, ou seja, Deus é único, ilimitado. Além disso, não existe nenhum conceito de Trindade como no Hinduismo e no Cristianismo.

Cristianismo
Quando Vasco da Gama ancorou em Kerala (Sul da Índia) em 1498 ele procurava cristãos e especiarias. Ele achou ambos... O Cristianismo foi introduzido pelo Apóstolo São Tomas em 52 d.C no Sul da Índia.


Skhismo
Há 16 milhões de Sikhs na Índia, sobretudo na região de Punjab, onde a religião foi fundada pelo Guru Nanak no final do século XV. Os Sikhs crêem em um só Deus e rejeitam qualquer adoração a ídolos. Tal como os Hindus e os Budistas, eles aceitam o Samsara e o Karma. Há quatro leis tradicionais associadas à religião – kesh (nunca deve-se cortar o cabelo); kacch (turbante, usado por homens); kirpan (sabre) e kara (bracelete usado no pulso direito).


Budismo
Mais de seis milhões de pessoas praticam o Budismo na Índia. Buda, que vem a ser o Príncipe Sidhhartha Gautama, na idade de 29 anos deixou para trás uma vida cheia de luxos e regalias a fim de dedicar-se a meditação e a busca do Nirvana. E foi na idade de 35 anos que ele atingiu tal estágio. Os seus ensinamentos costumavam ser orais, contudo seus discípulos tomavam nota de tudo o que ele falava. Buda pregava para seus discípulos a importância da busca da verdade vivendo experiências durante a vida.

Além disso, Buda ensinou que a vida é baseada em quatro nobres verdades – a vida é enraizada em dukkha (sofrimento); o sofrimento é causado por tanha (vontades mundanas); o ser humano tem o poder de eliminar o sofrimento eliminando as tais vontades mundanas; e o modo de eliminá-las é seguindo os oito nobres caminhos, que são: boa intenção, correto entendimento, boa ação, boa conduta, esforço, concentração, atenção, vida saudável. Acredita-se que seguindo tais regras, teremos grandes chances de atingir o Nirvana.



Deuses e Deusas



Desde que eu coloquei os pés da Índia, os Deuses e Deusas Hindus estão presentes na minha jornada quer seja em forma de festivais religiosos, quer seja em templos. Sendo assim, apresento a vocês alguns dos mais relevantes Deuses e Deusas do Panteon Hindu:






Brahma – O criador. Tal Deus teve papel preponderante na criação do Universo. Contudo, na maior parte do tempo ele está em estado meditativo. E geralmente ele aparece segurando os quatro livros dos Vedas, um em cada quatro mãos que ele possui.

Vishnu – O guardião. Vishnu protege e sustenta tudo que é bom no mundo. Geralmente ele traz consigo a flor de lótus, uma concha marinha, um disco e uma cobra. Seu veículo é o Garuda (metade pássaro, metade besta). Vishnu é conhecido por ter o Rio Ganges (Sagrado Rio Indiano) correndo aos seus pés...

Shiva – O destruidor. Shiva é simbolizado pelo Linga. E com mais de 1008 nomes, Shiva tem o poder de transformar-se em várias formas. Shiva é também conhecido como o rei da Yoga. E o terceiro olho em sua testa significa sabedoria. Ele costuma carregar uma cobra enrolada no pescoço e um tridente em uma de suas mãos representando a Trindade dos Deuses.

Ganesh – Gordinho e roliço, Ganesh é um dos Deuses mais populares na Índia! Ele é o patrono dos escribas, guardião de estabelecimentos e o meu Deus favorito. E por que Ganesh tem cabeça de elefante??? Conta a história que sua mãe (Parvati) pediu para que ele tomasse conta da porta enquanto ela tomava banho. Quando Shiva, marido de Parvati chegou em casa e Ganesh não permitiu a sua entrada no banheiro, Shiva se ofendeu e cortou a cabeça de Ganesh. Quando Shiva se deu conta de que Ganesh era seu filho, imediatamente foi procurar uma cabeça para o seu filho e o primeiro animal que ele encontrou, ele cortou a cabeça e trouxe para Ganesh. Pela foto vocês já sabem que animal ele encontrou...


Krishna – Krishna vem a ser uma das encarnações de Vishnu. E foi enviada a terra para combater demônios selvagens. Krishna é tremendamente popular na Índia. Até hoje seu amor por Radha inspira artistas e músicos em toda Índia. Krishna costuma carregar uma flauta e sua figura tem cor azul.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rosana!!! Nossa qto ensinamento e quantas fotos lindas!!
Essa sua viagem deveria virar um livro!!
Beijos e boas novas descobertas pra voces!!
Tatiana Simao - Manchester - UK

Anônimo disse...

Rosana,

Vc está de Parabéns! Conseguiu encontrar uma fórmula maravilhosa de mantermos contato e ainda com ensinamentos. Qdo visito OS MUNDOS, sempre aprendo alguma coisa!

Bjs e Fique com Deus!
Raquel Carrilho

disse...

SARAVÁ!!!

Unknown disse...

Ro, to super interessada sobre as diferencas entre o Budismo da India e o Budismo da Tailandia, por exemplo... Tu notastes isto? Se tiveres informacoes sera maravilhoso!!
Adorei sobre os Deuses...vou procurar mais, adoroooooooooo!!
Boa volta ao Mundos!!
Te amo nega pretaa!!!!
Lu

Unknown disse...

Luz...

Brigada por nos integrar neste mundo maravilhoso!
Escreva mais!!
Edição Índia mais que especial...
xxxx

Anônimo disse...

Querida
So hoje pude começar a minha viagem a India através da sua observação e sua sensibilidade!!!Estou aguardando os proximos passos....Obrigada pela viagem!!!!
Beijos saudosos,
Tereza

Anônimo disse...

Oi querida,

Fico encantada com a riqueza cultural que tem a Índia, as pessoas devem ser muito espiritualizadas.
Continuarei a viagem com você.

Bjs

Ana Luiza

Anônimo disse...

Minha querida,que saudades!
Muito bom saber de vc e do mundo através das suas histórias e fotos.
Aproveite bastante, que a vida é uma só!!
Muitos beijos,
Mari.
P.S.: o sol, a praia e o bloco estão esperando a sua visita...

Anônimo disse...

Noossa amei ; queria saber muito sobre as religiões e consegui aprender tudo que queria muito obrigada . E a cultura é maravilhosa ;

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!