terça-feira, 24 de julho de 2007

Lanternas Vermelhas

por Rosana dos Santos



Convido-lhes para uma viagem de sensações! Prontos?!? Então, fechem os olhos e imaginem um centro histórico repleto de charmosos terraços e casarins de madeira datados do século XVI. Entrem em um destes casarins e admirem grandes esculturas de Budas, quadros retratando o cotidiano da vida no Vietnam, típicos chapeis cônicos sendo feitos... Certamente, um presente para nossos curiosos olhares.


São também nestes charmosos casarins que exalamos o cheiro dos pratos típicos de Hoi An – White Rose, Cau Lao...Humm dá até água da boca!. É a leve e deliciosa culinária vietnamita que nos introduz aos mundos dos sabores...


É andando de bicicleta que curtimos Hoi An em sua essência. Sendo assim, pedalamos junto ao Rio Thu Bon, em direção a Ponto Japonesa. No caminho, admiramos o centro histórico refletido nas águas tranqüilas do Rio; vietnamitas com seus decorativo chapeis cônicos trabalhando nos verdes arrozais de Hoi An, patos rebolativos banhando-se no riacho... Um sorriso natural e satisfeito ilumina o nosso rosto. Damos-nos conta que estamos experimentando história, arte, cultura... Alimentos para o nosso saber!




De repente, nossa audição é assaltada por um burburinho, um barulho de feira invadindo os nossos ouvidos! Acabamos de entrar na colorida e irreverente feira de Hoi An, onde podemos comprar de frutas dragão a ovos de pata em estado fetal...



E quando a noite cai e a lua cheia nasce nos céus de Hoi An, toda a cidade é iluminada por decorativas e performáticas lanternas vermelhas... É tempo de festa, companheiros! Em noite de lua cheia, Hoi An brilha , canta e dança através de vozes e movimentos de um povo expressivo, sinestésico e cheio de raça.


Gostaram da viagem?? Espero que sim! Usando a nossa imaginação, podemos mais rápido que a velocidade da luz, viajar por todos os mundos é só fechar os olhos e deixar a nossa mente nos levar!



Fatos:
A charmosa cidade de Hoi An, que está localizada na parte central do Viatnam, é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Para dar água na boca:

White Rose - É um tipico bolinho branco recheado com camarão. O nome ''Rosa Branca'' é por causa do formato do bolinho.

Cau Lao - Sopa de noodles de arroz com pequenos pedaços de carne de porco, croutons, ervas frescas e vegetais.

3 comentários:

Anônimo disse...

E ai Amiga
Como vai a India?
Quando der me manda um e-mail contando...
Beijos,
Tereza

Anônimo disse...

Oi Rosana!!! A-do-ro do blog de voces. Viajo nas fotos (que estao lindissimas) e em cada detalhe..cultura, costumes, curiosidades...
Aproveitem cada minuto meninas!!
Bjo grande e luz!!
Tatiana Simao =] UK

Unknown disse...

Desejo que você esteja bem. Um abraço pernambucano!