quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Olhares de Fé – Festival de Shiva

Por Rosana dos Santos



Conversando com um inteligente menino indiano nas margens do Rio Ganges, comentei sobre a poluição extrema do Rio...
“Você sabia que o Rio Ganges, é um dos rios mais poluídos do mundo?” E ele respondeu: “Poluição e sujeira estão aqui ô e apontou para a cabeça. E completou: Se você pensar nelas, você atrairá tal pensamento negativo e pessimista para o seu corpo e mente. Eu e minha família nos banhamos quase todos os dias no Ganges e nunca ficamos doentes...”
Depois de tal resposta não comentei mais sobre a poluição do Rio Ganges para nenhum indiano...

Foi às margens do Rio Ganges, um dos lugares de peregrinação mais importantes da Índia, que eu presenciei a fé de uma nação. Uma fé que se traduz em esperança, crença, respeito, cultura e benção.








O Rio Ganges fica na cidade de Varanasi, também conhecida como a cidade eterna da Índia. E enquanto Brahmanes (mestres de yoga), crianças e adultos oram e se banham em um ritual que acontece durante o amanhecer e ao entardecer, observamos um corpse (cadáver) sendo cremado e colocado na águas do Ganges. Um ritual de vida e morte no sagrado rio.




Agosto foi o mês que estive em Varanasi e é justamente em tal mês que se comemora o Festival de Shiva! Assim, toda Segunda-feira deste mês, os ghats (as escadarias nas margens do Rio Ganges) são tomados por uma onda cor de abóbora. Hindus vestidos com a cor preferida de Shiva comemoram um dos festivais mais importantes do mundo Indiano. Shiva, o Deus da destruição nasceu em Varanasi. E com a uma cobra enrolada no pescoço e um tridente na mão direita, ele abençoa os seus fiéis ao redor do “Ganga”, o sagrado.











4 comentários:

Anônimo disse...

Rosana, você me supreende a cada postagem! As suas fotos estão super bem tiradas. Estão expressivas, fantásticas.
Parabéns!
Dani

Anônimo disse...

Rosana,
Mais uma vez....conhecendo um pouco da cultura de "cada mundo" através do "OS MUNDOS"!!
Bom demais viajar nas maravilhas de suas postagens!

As fotos? Sem comentários! Excelente!!
E sabes que sou sincera e bastente crítica!!

Parabens pelo trabalho!

eduardo oliveira disse...

Rosane tuas fotos são lindas, parabéns.

eduardo

Anônimo disse...

DEMAIS, DEMAIS! TUDO ESTÁ LINDO!!! ;-)
Beijão,
Cristina