quarta-feira, 31 de outubro de 2007

"Selamat Datang" - Bem-vindos a MALÁSIA

Por Michelle Lima

Terra de diversas culturas, pessoas amáveis, beleza natural e paisagens de tirar o fôlego. Malásia!!!!!!!!!!! Lugar fantástico para se viajar. O país é coberto por montanhas e florestas tropicais! Ilhas paradisíacas! E uma culinária deliciosa, que é formada pela influência da cultura dos malaios, chineses e indianos.
Tem seu território dividido em duas partes, sendo uma continental, no sul da península da Malásia, e outra ao norte da ilha de Bornéu. E conta com estradas, transportes e infra-estrutura de excelente qualidade, comparados com os outros países do sudeste asiático e também em termos mundiais.

A Malásia é um país islâmico, e no período da minha estadia, coincidiu com o RAMADAM, que é o mês sagrado dos muçulmanos. O Ramadam ocorre no nono mês do calendário islâmico, e durante os 30 dias de duração, eles não podem comer, beber, fumar e fazer sexo entre o nascer e o pôr-do-sol. Tempo para reflexão, auto-controle e devoção a Alá (o deus dos muçulmanos).



Nesta época, no final da tarde, há em todas as cidades feirinha com venda de comidas típicas. Uma maravilha!!
"Ramadan Karim" (Feliz Ramadam)!!

No final do mês do Ramadam, todos celebram com oração, música e muita comida, e corresponde em importância como o Natal dos cristãos. Eu estava na capital do país e fui para um evento aberto ao público, e que contou com a presença do primeiro-ministro da Malásia.

Os muçulmanos rezam cinco vezes por dia, e antes de cada oração lavam-se braços, mãos e boca.


DICAS DE LUGARES PARA SE VISITAR:

KUALA LUMPUR: a capital, que transformou-se em uma metrópole cosmopolita, com espetaculares edifícios, como as Torres Petronas, que é a maior construção de torres gêmeas do mundo, com 452 metros e 88 andares, e a Torre KL, com 276 metros. Pela cidade é possível conhecer também a parte histórica, parques, uma floresta tropical e os bairros dos chineses (Chinatown) e dos indianos (Little India).



TAMAN NEGARA:

Uma viagem por uma floresta com mais de 130 milhões de anos, extendida em uma área de 4.343 km2, e que é o principal parque nacional.



PENANG: conhecida com a pérola do Oriente, é uma ilha com 28 Km2, no noroeste do país. Ideal para caminhar pelas ruas e apreciar a atmosfera do lugar com casas coloniais, templos de diversas religiões, variadas lojas,... e uma deliciosa gastronomia.



CAMERON HIGHLANDS: montanhas com altitudes entre 1.300m a 1.829m. Lugar para descanço, aproveitar o frio, visitar templos, jardins de rosas, fazendas de morangos, fazendas de borboletas e as famosas plantações de chá da Malásia, assim como caminhadas pelas matas.
Plantações de chá:


MALACA: esta cidade foi o portão de entrada do islamismo na península da Malásia no século XV. E com o crescimento e prosperidade de Malaca, os europeus chegaram. Primeiro os portugueses (1511), depois os holandeses (1641) e por fim os britânicos (1795).


PARA MERGULHAR:

- PULAU PERHENTIAN
- PULAU TIOMAN
- PULAU REDANG
- PULAU SIPADAN
Obs: Evite os meses de novembro a janeiro, quando muitas ilhas estão fechadas para o turismo em virtude das fortes chuvas.

Neste ano de 2007, a Malásia comemora os 50 anos de independência do controle inglês. O país está em festa!! E você, por que não programa uma visita para descobrir este lindo lugar?

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mi!!! Gostei da matéria. Bjs de sua mana.

RIAJAIR disse...

Tenhas mais uma semana de conquistas e descobertas...Cuide-se bem com oracoes, vitamina C e banho de sol bem cedo...
...Clara tá aqui dizendo que ta com saudade de ti...
Beijos e Boas Vibrações
Jairzinhooooooooo

Anônimo disse...

Malásia!!!Que maravilha!
Mais um mundo descoberto...
Fique com Deus e beijos,
Rosana

Alexandre Core disse...

Rosana,

Minha querida e saudosa amiga. Por onde andarás? Rio de Janeiro? Soube que voltaste as terras tupinambás. Que estais fazendo? Conte-me as novas. Fixarás raízes nesse nosso Brasil ou levantarás ancora e partirás em breve? A Michelle, que conheço de longa data só pelo nome, virou companheira de viagem mesmo, hein?! Parabéns a você também Michelle! Com tempo vou cascavulhando esse blog. Muito bom ver fotos suas. Muito bom ler histórias de outros mundos de quem começou a ver o mundo com os mesmos olhos dentro do mesmo trabalho.

Saudades! Muitas saudades!
Aqui em São Paulo a garoa encobre o Sol e quase sempre está nublado. Cidade cinza! Não gosto! Fico mais melancólico do que o de costume.

Depois passa lá no meu blog. É sobre Poesia. Não deixa de falar de política que é a minha outra paixão, mas que me desaponta sempre nesse país de vendidos.
Há poemas selecionados e alguns meus que resolvi publicar. Coisas de 13 anos atrás que agora ganham também o mundo. Com isso decidi escrever mais e mais. Não raro um poema por dia que reviso, lapido e decido se coloco no blog ou não.

Beijos, beijos, beijos!
Seu nome, sua presença e seu sorriso ainda estão muito presentes em mim.

Anônimo disse...

Aproveite bem !!!! Cuta a liberdade de conhecer o mundo e inclui-lo como parte do seu coração.
Loat´s of love,
Carlinha

Anônimo disse...

Ei, que legal essa viagem.... Parabéns pela conquista... Aproveite cada segundo,pois com certeza é única... Bjs E registra tudo que puder.