domingo, 12 de agosto de 2007

Tem cheiro de incenso no ar...

por Rosana dos Santos


Incensos originam-se das flores, das sementes e das raízes. Em mundos religiosos, o incenso exerce papel principal em rituais para espantar espíritos malignos, elevar a alma...

Em minhas visitas à templos vietnamitas, assisti por várias vezes incensos sendo usados em rituais e preces. Além disso, vi também comerciantes acenderem incensos na abertura e fechamento de seus estabelecimentos a fim de atrair bons negócios.

E foi na minha visita a Hué que vi pela primeira vez incensos sendo feitos! Tal processo se resume a colocar a pasta responsável pela fragrância do incenso nas varetas super coloridas e uma vez colocada a pesta na vareta, coloca-se os incensos no sol para secar. Tal exposição de incensos nas ruas da cidade, um toque especial na histórica Hué.

A seguir, os coloridos e cheirosos incensos de Hué:

6 comentários:

Emmanoel Ferreira disse...

rosana! quantas cores, quantos aromas!!

p.s.: mandei-te um e-mail.

beijos saudosos,

Manu

Anônimo disse...

Que lindo mundos de cores!!!!
Estou amando acompanhar a sua viagem pelos mundos, amiga.
Tu tens muita coragem! ;-)
Beijao, Marcio Britto

Anônimo disse...

Meninas,eu estou m-a-r-a-v-i-l-h-a-d-a!!!Esses mundos asiáticos me surpreendem a cada dia.Que cores,imagens, povo...Lanternas,incensos, templos,pontes,beleza,pureza.Cada foto é um quadro singelo.Que belo exemplo o Vietnam.Agradeço muito a vcs.Na volta quero saber de tuuuuudo,ok?SUA MADRINHA CELIA

Anônimo disse...

Minha querida
Que beleza estas fotos dos incensos!!!!Vc estava realmante inspirada.....
Me conta mais da India!!!
Muitos beijos e saudades,
Tereza.

Marcelo disse...

Fala grande Rosana,
Aqui quem escreve é o Marcelo. Nós trabalhamos juntos em Goldsmith há uns 3 anos atrás.
Fico de cara com sua coragem. Lembro do nosso papo, da sua viagem pelo norte do Brasil, eu mal podia imaginar que você faria tal grandiosa viagem pelo mundo.
Parabéns também pelos textos e pelas fotos.
Tudo de bom para ti e vamos nos falando quando der, nem se for uma vez ao ano.
Meus bons pensamentos para ti, beijo do Marcelo

Unknown disse...

oi, mi

quero saber se vc vai trazer incensos de HUÉ para nós?!?!?!
bjus, polly