segunda-feira, 7 de maio de 2007

Bali cheira a incenso

por Rosana


E as particularidades dos mundos já começam a ser fazer presentes...

Pela manhã, a caminho da praia de Kuta, notei arranjos feitos de folhas de bananeira contendo: incenso, pedaços de frutas, arroz e flores na porta de casas e lojas. O cheiro inebriante de incenso de sândalo faz parte do cotidiano desta linda ilha. Mas o que são tais arranjos??? Descobri, conversando com balineses que tais arranjos (Canang Sari) são oferendas para atrair bons espíritos e boa sorte. Além disso, tais oferendas fazem parte da tradição hindu, religião da maioria dos balineses. Em tempo... Brahma, Wishnu e Siwa são os três principais deuses da religião Hindu. Brahma significa criação, Wishnu, guardião e Shiva, destruição. Eles dizem que tal trindade significa o percurso do planeta terra.
No terceiro dia em Bali, fui visitar típicos vilarejos ao norte da ilha. Quantas surpresas em um só dia! Comecei assistindo a tradicionais danças balinesas (Dança Barang). O movimento das mãos e dos pés das dançarinas foi o que mais me chamou atenção. Logo em seguida, houve uma demonstração teatral, uma luta do bem contra o mal foi travada no palco. Tudo muito colorido e sonoro.
Logo após seguimos para a floresta dos macacos. Mantive distância dos macacos! Confesso que tenho pavor a macacos. Sendo assim, não comprei ne
m bananas para alimentá-los. Assim evitei gritarias e pulos no colo do meu guia...
Ao entardecer, fui visitar os verdes e geométricos campos de arroz. Belissímos! Terminei o meu dia, degustando de um delicioso jantar de frutos do mar e de sobremesa, Mangostin – uma saborosa fruta balinesa que não dá vontade de parar de comer. ;-)
Bali com seus templos cheios de Rangdas, monstros que espantam espíritos ruins, está caindo nos meus encantos.

6 comentários:

Ana C. Trevelin disse...

Meninas,
Eu amei saber da viagem de vocês!! E estou super feliz pelas experiências que estão tendo a coragem de ter!!! É um grande sonho meu... Fico feliz por tabela... risos....
Publiquem sempre as fotos e suas impressões porque são um incentivo a esta enraizada amiga em Bonito/MS!
Grande Abraço!
Luz e Paz!
Ana Cristina Trevelin

Misturação - Ana Karla disse...

Maravilhoso, simplesmente maravilhoso. Nunca pensei em ter uma pessoa tão próxima, dando a volta ao mundo. Demais.
Da próxima vez me levaaaaa!
Xêrão prá vcs.

asmbrasil disse...

Michelle e Rosana!!!

Adorei ler sobre as viajens!!! Da vontade de passear junto!!!!
Boa VIAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

oi, michele e rosana!! adorei as descrição de vocês em relações a esses lugares que vocês passaram, vou tentar acompanhar na medida possível!! boa odisséia!! bsj, polly

Ary Amarante disse...

Oi Mi, bem que vc me disse que ia correr mundo, e deve ser maravilhosa mesmo essa experiência... Ainda não foi pra baixo dágua? Pretende ir? Os relatos tão bem legais, beijos pra vocês duas.
Ary Amarante